11 de novembro de 2010

Amor e tesão


Algumas vezes, os casais estão envolvidos numa relação conturbada, cheia de brigas, mas, quando estão na cama, tudo flui de forma muito boa. Os problemas são resolvidos na cama, pois o diálogo entre os dois já não existe mais. Quando isso acontece, pode-se dizer que a dupla já não está mais junta por causa do amor que os une, mas sim, por um tesão tão grande que impede que eles se separem.
 É, muitas vezes as pessoas confundem amor e tesão. Normalmente, estes dois sentimentos andam juntos numa relação, fazendo com que o casal tenha uma vida diária harmoniosa e uma vida sexual boa também. Em alguns casos, o tesão acaba antes e o casal se separa, ou o amor termina e não tem mais como levar a relação adiante.
 Porém, muitos casais estão tão envolvidos sexualmente um com o outro que fica difícil largar aquele parceiro tão “bom na cama”. A relação sexual continua muito boa, mas a vida em comum dos dois está caótica. O que acontece, então? Eles brigam por qualquer coisa, não conseguem chegar a um acordo em nada, a não ser quando vão para a cama fazer sexo. Neste momento, tudo fica maravilhoso e perfeito.
 É claro que o desejo sexual pelo outro é importante em um relacionamento, mas ele não é tudo, pois a dupla precisa resolver coisas que são bem práticas, ter paciência um com o outro, respeito pelas diferenças e semelhanças e cumplicidade fora do quarto do casal. E isto só se consegue quando ainda existe amor, respeito e admiração um pelo outro.
 Muitas pessoas se perguntam freqüentemente qual é o sentimento real pelo seu parceiro, e descobrir se é amor ou tesão não é tão fácil assim. Uma forma de começar a pensar sobre isso é, quando a relação se resume a tesão pelo outro, tudo que acontece na cama é maravilhoso, porém, a vida real do casal é repleta de brigas, desentendimentos, distanciamento e falta de diálogo. O casal na cama é extremante carinhoso, o sexo é cheio de fogo, mas, passado o orgasmo, acaba a paixão.
 Se isto acontecer, é amor de cama mesmo, tesão puro. Cabe então a cada um decidir se vai permanecer numa relação destas ou pular fora o quanto antes. Até porque, por mais que seja muito forte, o tesão pode acabar. Além disso, em relações baseadas no desejo, a insegurança impera, pois nunca se sabe o que o outro quer ou irá fazer.
 Amor é diferente, por mais que se brigue, sempre tem a saudade, o desejo de estar ao lado do outro e, mais importante, a vontade de fazer com que as coisas dêem certo entre os dois. O ideal na vida de um casal é que exista um equilíbrio entre o tesão, o desejo, o fogo e o amor, a compreensão, a cumplicidade. Tudo que é demais de um lado e de menos de outro, acaba por desgastar a relação e tornar tudo muito mais difícil.
 Relações seguras e saudáveis são compostas por tesão e amor, onde os dois estão envolvidos de corpo e alma e o diálogo leva à resolução dos problemas. Onde um ou outro for muito maior, a relação pode entrar em um processo de apego sexual ou obsessão amorosa.


Anne Griza
Sexóloga

Retirado do blog amor com desejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário